quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Deprê das Quintas

Eu devia ter lido processo penal hoje, mas acabei lendo filosofia em busca de respostas aplicáveis aos problemas que tenho vivido. O melhor disso é saber que cada um de nós conta com uma filosofia própria, que por sua vez, encontra raízes em nomes bem mais gabaritados, que pensaram a mesma coisa muito antes.
Hoje quem me acalentou foi Kant, com o pensamento de que devemos tratar os outros como fins em si mesmos, e não como meios para nossos fins. Ou seja: em vez de controlar os outros para nossos propósitos, devemos apreciá-los como pessoas que têm seus próprios conjuntos de metas, de sonhos, de medos, inseguranças e fraquezas. Se quisermos estar do lado, precisamos ter em mente essa complexidade que faz o outro ser o que ele é.
Ninguém disse que seria fácil...
Ele ainda tem outra passagem muito bonita que nos faz pensar que ir em busca da nossa satisfação pessoal é, sobretudo, um dever moral!

"Garantir a própria felicidade é um dever, pelo menos indiretamente; pois estar descontente com a própria condição, sob a pressão de várias ansiedades e em meio a necessidades insatisfeitas, pode facilmente tornar-se uma grande tentação à transgressão do dever."
(Immanuel Kant)

Nenhum comentário: