terça-feira, 17 de junho de 2008

Contra-sensos do Brasil

Só para acabar minha inspiração e as postagens desta semana( já que minha atenção volta-se a outros assuntos neste momento), não posso deixar de comentar que terei de rever a minha primeira aula de Seguridade Social, agora no segundo semestre. Isso porque, ao explicar os princípios que regem a Seguridade, falo de um deles, o da Seletividade e Distributividade na Prestação dos Benefícios e Serviços. Eu sempre dizia, como exemplo: "Como não dá para beneficiar todo mundo, o governo seleciona aqueles riscos sociais mais relevantes, e distribui os benefícios para aqueles que mais precisam. O que é mais importante: auxílio-balada, para quem ganha mesada, ou bolsa-família, para quem não tem o que comer?"

Eis que vejo a notícia hoje de um senhor que sofreu um acidente- um bêbado ao volante o atropelou-e a família não mais dispõe de seu ganho- como biscate- para sobreviver. Conseguindo o benefício do LOAS, hoje a família ganha um salário mínimo para as despesas básicas. No entanto, os R$415,00 são suficientes apenas para um dos remédios da paralisia. Fiquei sabendo do caso e telefonei para a família. Perguntei se o posto de saúde não dispunha daquele medicamento. A esposa do Seu José disse:

"-Não,não.Já entramos até com um pedido judicial. A última remessa do SUS para o posto foi de um lote de Viagra."


(...)
p.s: Antes que me acusem de neoliberal,elite pê-esse-debista-fdp, fanfarrona ou coisa do tipo, saliento que esse post é de caráter meramente informativo!

Nenhum comentário: