segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Amigas...



Minha amada amiga Camila Carol, que eu considero mais irmã do que amiga, me mandou esse e-mail desaforado e lindo, e eu resolvi postar aqui, afinal, ela merece! :) Amo-te, panga.

p.s:Se eu não citei algum nome, não significa que as demais pessoas não têm importância!smplesmente foi uma forma de agradecer os elogios, ora bolas! :P


"Descobri pelo "orkut" que uma determinada "amiga minha”, tem um blog.
Fui a esse blog...fazer uma visitinha, mesmo sem ter sido convidada para tal.
Muitas vezes já lia no fotolog, os textos tão verdadeiros e sentimentais, que parecia vir da alma dessa amiga e fui lá, no tal blog, ver como andavam os tais textos dessa pessoa, que escreve exatamente as coisas que eu também penso e temos quase sempre a mesma opinião. Uma pessoa, "louca" e poderia dizer, “imperfeita” como eu...mas com a dose certa de ousadia, diferente da minha discrição e da minha inexpressividade externa de emoções internas.

Ao começar a ler o blog, me deparei com nomes de leitores que ela citou, e lá, não existia o meu nominho, de todos que ali estavam, eu não sabia quem era nenhum.
Mesmo sem ter sido citada, quero que saiba que sou leitora, quase que assídua, dos seus textos, te admiro muito, por tudo e não cabe em palavras o tamanho dessa admiração.
Essa admiração não é pelo fato de você ter quase sempre opiniões semelhantes as minhas, mas sim porque você consegue expressar em palavras tudo que pensa e exteriorizar tudo que sente.

Amiga, vc é especial demais! É imensurável o valor da sua amizade em minha vida.
Esta semana em Alagoa Grande, foi tão bom, esses dias lá deram um UP na minha vida! Repensei várias coisas...e passei a dar valor a outras tb...

Sabe...tem coisas que o dinheiro não paga e são essas coisas que nos dão força de seguir a vida!

Conheci pessoas extremamente diferentes de mim esses dias, que a cada dia conhecia mais um pouquinho e embora não tivessem grana sobrando, dava pra perceber como eles eram felizes com aquela forma que escolheram de viver a vida. Pessoas que fogem da perfeição e que são felizes por isso! Não existe o normal, nós é que determinamos o que é normal ou não. Pra mim, não é normal a pessoa fumar maconha todo dia pra se tornar mais criativo, mas sei que para algumas pessoas, é como se fosse como um café da manhã, e na vida deles é normal. A perfeição nos molda, nos exclui, nos torna arrogantes, nos plastifica. É por isso amiga...que sou “imperfeita”, aceito todas as diferenças, não sigo regras e sou uma “louca com Juízo”, disposta a passar noites em claro escutando estórias de vida de pessoas “imperfeitas”, pois na maior parte das vezes são estas pessoas que têm muitas histórias pra contar e pra nos acrescentar.

A melhor coisa da vida é seguir caminhos diferentes dos que já estamos acostumados a andar, é caminhar à noite quando cansamos de caminhar na luz do dia, mas não parar de caminhar nunca.

Lá em Alagoa Grande, li um texto...ele mexeu comigo sabe, e acho ele bem a cara do que vc escreveu no seu blog. O oficineiro de grafitagem deu esse textinho de Clarice Lispector, para o pessoal da turma dele, que vc com certeza conhece:

MUDE (Edson Marques
)

"Mude, mas comece devagar,porque a direção é mais importante que a velocidade.Sente-se em outra cadeira,no outro lado da mesa.Mais tarde, mude de mesa.Quando sair,procure andar pelo outro lado da rua.Depois, mude de caminho,ande por outras ruas,calmamente,observando com atençãoos lugares por ondevocê passa.Tome outros ônibus.Mude por uns tempos o estilo das roupas.Dê os teus sapatos velhos.Procure andar descalço alguns dias.Tire uma tarde inteirapara passear livremente na praia,ou no parque,e ouvir o canto dos passarinhos.Veja o mundo de outras perspectivas.Abra e feche as gavetase portas com a mão esquerda.Durma no outro lado da cama...depois, procure dormir em outras camas.Assista a outros programas de tv,compre outros jornais...leia outros livros,Viva outros romances.Não faça do hábito um estilo de vida.Ame a novidade.Durma mais tarde.Durma mais cedo.Aprenda uma palavra nova por dianuma outra língua.Corrija a postura.Coma um pouco menos,escolha comidas diferentes,novos temperos, novas cores,novas delícias.Tente o novo todo dia.o novo lado,o novo método,o novo sabor,o novo jeito,o novo prazer,o novo amor.a nova vida.Tente.Busque novos amigos.Tente novos amores.Faça novas relações.Almoce em outros locais,vá a outros restaurantes,tome outro tipo de bebidacompre pão em outra padaria.Almoce mais cedo,jante mais tarde ou vice-versa.Escolha outro mercado...outra marca de sabonete,outro creme dental...tome banho em novos horários.Use canetas de outras cores.Vá passear em outros lugares.Ame muito,cada vez mais,de modos diferentes.Troque de bolsa,de carteira,de malas,troque de carro,compre novos óculos,escreva outras poesias.Jogue os velhos relógios,quebre delicadamenteesses horrorosos despertadores.Vá a outros cinemas,outros cabeleireiros,outros teatros,visite novos museus.Se você não encontrar razões para ser livre,invente-as.Seja criativo.E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,longa, se possível sem destino.Experimente coisas novas.Troque novamente.Mude, de novo.Experimente outra vez.Você certamente conhecerá coisas melhorese coisas piores do que as já conhecidas,mas não é isso o que importa.O mais importante é a mudança,o movimento,o dinamismo,a energia.Só o que está morto não muda !Repito por pura alegria de viver:a salvação é pelo risco, sem o qual a vida nãovale a pena!!!!
"

Eu não vou negar, concordo em gênero, número e grau, com todas as palavras, vírgulas, pontos, exclamações e interrogações que Clarice escreveu nesse texto!

E tento praticá-lo, nas coisas mais simples....eu que como dos mesmos sabores de sorvete sempre que vou a sorveteria, lá em Alagoa Grande, fiz diferente, comi de tapioca, de cachaça, e só continuei com o de nata goiaba. E pode crer, me fez um bem enorme, essa pequena e quase insignificante mudança. Só nós mesmos sabemos o valor das mudanças em nossas vidas, só quem vive sente!

Amiga....quero ver se vc não vai escrever um livro um dia. Pense nisso....

AMO VC minha amiga!

E conte comigo a qualquer momento...posso ser sua auxiliar no desenvolvimento do livro...hehehehe

Grande Beijo!"

2 comentários:

Luana Magalle disse...

Lindo o email tb!
Quanto ao texto de Clarice Lispector...te mandei um vídeo com este texto no You Tube...a cara da gente!!! Mudar, né?!

Sim...já quanto ao seu livro, pode contar com minha ajuda tb ;)
Bjos

Edson Marques disse...

Que bom que você adora meu poema MUDE!!!


Mas quero sugerir uma correção:

Você publicou meu poema Mude no teu blog. Embora tenha citado autoria equivocada, eu te agradeço e compreendo, pois talvez você não saiba quem realmente seja o autor.


Muita gente pensa, erroneamente, que esse poema é de Clarice Lispector ou de Pedro Bial...



Acaba de ser lançado (e espero que você leia) o livro Mude, com prefácio de Antonio Abujamra, pela Editora Original Pandabooks => https://pandabooks.websiteseguro.com/livros.php?id=123




O livro Mude também pode ser encontrado nas Livrarias: Siciliano, Cultura, Fnac, Melhoramentos, Saraiva, entre outras.



Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.



Poema "Mude" - Autor: Edson Marques
Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura
Registro: 294.507 - Livro: 534 - Folha: 167



Detalhes no meu blog Mude: http://mude.weblogger.com.br


Abraços, flores, estrelas...

.