sábado, 29 de março de 2008

Entrelinhas

Esse blog vai voltar a funcionar porque meu santo é forte, apesar da velocidade ser de 49 kb, a internet ser discada e eu ter de esperar a meia noite para escutar aquele ruído de ET, que não ouvia há tanto tempo.Tanto esforço não é apenas por causa de Dan, ou pelos e-mails e editais da vida. É também por causa do blog. Não quero vê-lo afundar. Nunca tive pretensões, mas sinto que o que escrevo aqui é como aquela garrafa jogada ao mar que contém uma mensagem que pode ser útil a algum náufrago do mundo. Sempre gostei dessa história da garrafa. Toda vez que ia à praia, procurava alguma, enquanto minha irmã catava conchas e meu irmão caçava siris. Suponho que minha busca sinalizava a minha predileção por histórias, e principalmente por aquelas que nos acordam pra dentro.

Ultimamente, as histórias que tenho escutado são mais reais e nem sempre têm final. São histórias de 'gente' mesmo. Não têm heróis ou princesas. Têm mais dores,angústias e paradoxos que nenhum conto de fadas se atreveu a incluir. Estes contos são bons enquanto somos pequenos, porque a gente acaba aprendendo a sonhar. Mas quando sonhamos com contos de fadas depois dos 15 anos, é uma tragédia. Corre-se o risco de surgirem cicatrizes emocionais, que nenhum antisséptico pode curar. Só mesmo quando há outro ser humano para nos acolher.

Tenho tantos exemplos de conversas longas e curtas que tiveram efeitos significativos -e decisivos- para o crescimento dos interlocutores que venho pensando em escrever sobre o teor dessas conversas. A cada dia me convenço de que terapias só dão certo quando enfim, começa-se a confiar no terapeuta, como um amigo. E é por isso que a terapia dura tanto tempo para surtir efeito. É porque a amizade requer tempo. A gente sempre tem que se esforçar para compreender nosso problema, aprender a viver com ele e, enfim, mudar de atitude. A amizade- que deve existir entre família,namorado,papagaio,etc- é uma maneira eficaz de investigar e chegar a um acordo com nossas reações emocionais a um problema.

Estou com esse papo psicológico por uma razão bem simples: amigas minhas me perguntam sempre sobre quem era minha psicóloga,pois precisavam de análise para assuntos emocionais. Antes de fazer o marketing de Dra. Karina (tel:3247-1622), digo que primeiro,tenho amigos. Escolha alguém em que vc confie e que goste de vc de verdade, convide para ver o mar e tomar uma água-de-côco.Se não der, chame para outra coisa.Qualquer coisa.Ou ligue. Ou mande um sinal de fumaça. Mas escolha só quem estiver disposto a lhe ouvir sem cobrar nada em troca.No mundo, tudo o que a gente quer é cultivar relações que vão muito além do toma-lá, dá-cá. Feito isso, vc não precisa falar nada. Quando nos sentimos acolhidos, só a presença já conforta. Não queira ouvir frases prontas. Queira elaborar suas próprias frases, mesmo que elas não façam tanto sentido.É assim que começamos a descobrir o que se esconde em nós.

Assuntos do coração sempre são tortuosos e difíceis de entender. Mas "ninguém disse que seria fácil".O que a gente tem que saber é que, em se tratando de sentimento, palavras são, quase sempre, desnecessárias. As entrelinhas são sempre mais importantes. O Quintana diz que um poeta é bom quando não somos nós que lemos o poema, e sim quando ele é que nos lê. Pois bem, as palavras da Clarice Lispector beiram a transparência...

"Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado:
pensava que, somando as compreensões, eu amava.
Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente.
Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil."

sábado, 22 de março de 2008

Nunca passei tanto tempo sem postar nada aqui. Se eu quisesse justificar a ausência com desculpas, eu teria várias. Mas se sobra uma verdade, é que não ando muito inspirada ultimamente. Eu até pus a culpa no aspartame, já que o coitado é o bode expiatório da falta de memória e dispersão alheia. Também achei que poderia ser tpm, quem sabe urucubaca ou mau-olhado. Mas acho que é o tempo mesmo. Mudanças demais. Mais que aparentes, mudanças que já viraram rotina (?). Eu, pelo menos, mudo sempre, mas a cada instante que me transformo, sinto saudades do que vivi. Talvez seja pelo fato de que o instante que se passou nunca mais se repetirá. Parece meio melancólico até. Então eu abro o e-mail, vejo o filme e as coisas vão tomando forma. Quem sabe, assimétricas, hehe. Recebi este e-mail hoje, no mesmo dia em que vi o filme "Antes de Partir". Dizem que é um texto de Clarice Lispector, mas eu desconfio que ela não seja a autora. De qualquer modo, tanto o texto quanto o filme querem nos mostrar a mesma coisa: a vida é urgente. E mesmo assim, teimamos em esperar...Quando eu descobrir o porquê, eu conto.


Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.

Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.
O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.
A vida não é de se brincar porque um belo dia se morre.

sábado, 8 de março de 2008

8 de março

É possível viver uma frase?
Em se tratando desta aqui, eu garanto que sim:

"Ninguém nasce mulher; torna-se mulher."

(Simone de Beauvoir)


p.s: Esse post era p/ falar sobre mulheres, por causa do 08/03, mas eu acho que a melhor forma de "ser" mulher é ignorar o fato de precisarmos de um dia em especial para lembrarmos da nossa condição especialíssima.

quarta-feira, 5 de março de 2008

"Queridos Amigos"


Hoje é aniversário de Tato e sexta-feira é o de Deyna. O que eles têm em comum além do mesmo signo? Eles são dois de meus melhores amigos. Deyna me pediu uma carta e Renato, uma cerveja. Mas sinto-me na obrigação de dar de presente para os dois a certeza de uma amizade eterna. De se saber junto, do lado, para sempre sem medo de dizer para sempre. Em se tratando de amizade, não existe ex-amigos. Nem urucubaca, pai-de-santo, distância, tpm ou qualquer outra espécie do gênero, consegue acabar uma amizade verdadeira. O tempo pode até afastar, a vida pode levar a gente pra lugares distantes, mas ainda assim, o sentimento fica. A amizade permanece. Acho que é uma das poucas relações que podemos dizer ,sem reservas, "estarei com você pra sempre". Pelo menos, é assim que imagino o meu futuro. Estarei com meus amigos e eles comigo durante todo o tempo que me resta pra viver.
Ando assistindo a série "Queridos Amigos" e é muito bom ver seres humanos como personagens, sem que seja preciso atribuir o papel de vilão ou mocinho a quem quer que seja. E, mesmo diante da sua nossa humanidade tão falível, perceber que o sentimento de amizade pode ser divino, transpassar o tempo, resistir ao destino e aos egos, super-egos e alter-egos que rondam todos nós. Assim, espero que meus "queridos" sejam sempre meus "amigos", que a vida traga-lhes a certeza de que são dotados de grande valor e que suas histórias tenham capítulos intensos, bem vividos, cheios de personagens, sentimentos,erros,acertos,erros e mais erros e outros acertos. No fim, a conta sempre vai ser positiva.
Por fim, peço licença ao Drummond, no poema "Síntese da Felicidade" para desejar a VOCÊS, Deyna e Tato:


"...Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua Cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não Ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender um nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E o carinho meu."

terça-feira, 4 de março de 2008


Amar

Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?

Que pode, pergunto, o ser amoroso,
sozinho, em rotação universal, senão
rodar também, e amar?
amar o que o mar traz à praia,
e o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,
é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?

Amar solenemente as palmas do deserto,
o que é entrega ou adoração expectante,
e amar o inóspito, o áspero,
um vaso sem flor, um chão de ferro,
e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina.

Este o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor a procura medrosa,
paciente, de mais e mais amor.

Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa
amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.


(Drummond)