sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Data pra comemorar


Eu sempre gostei muito do meu aniversário. Chegava novembro e eu começava a contagem regressiva: "faltam 21 dias...faltam 10 dias...faltam 2 dias...". Confesso que até meu aniversário de 25 anos, eu agia assim. Não sei se foi o fato de eu ter entrado na minha "quarterlife crisis" (crise dos 25), se estou ficando adulta ou se apenas virei um porre de pessoa, mas o fato é que o dia 22 de novembro tem um sentido diferente pra mim hoje. Diferente, não ruim.
Fui cumprir meus mandados nas favelas do Recife. Vou de sandália de dedo e blusa solta. Me sinto mais leve. Quando entro na comunidade, falo de forma simples, experimento uva verde na feira, cumprimento os intimados e saio de lá dizendo: "-Não deixe de ir pra audiência não, porque aí o juiz vê que isso é bronca safada e acaba logo tudo." Nas minhas certidões, não me limito a dizer " intimei fulano de tal" e além disso, emendo: "Faz-se mister que a situação de insalubridade que afeta a família seja levado ao conhecimento do Ministério Público" ou "as crianças estão submetidas à indigência extrema...". As minhas certidões mais parecem um relatório social.

Mais recentemente, quis incluir em uma certidão toda minha fúria de ter sido informada pela mãe do intimado, que o mesmo estava no presídio de segurança máxima do Recife por tentativa de furto, há mais de dez meses. Não acreditei e ela me mostrou os documentos que comprovavam o que ela dizia. O rapaz ficou com o celular da vizinha na mão e disse "perdeu! é meu agora", a vizinha não levou na brincadeira e gritou para a Polícia que passava no local: "prende ele, tá tentando me roubar!". Os policiais colocaram o rapaz de 18 anos no camburão e roubaram sua história. Preparei um habeas corpus na hora, do jeito mais amador e mais sincero que pude, mandei ela assinar e interpor junto ao Juizado.

Saí de lá enfurecida por me lembrar que um assassino fdp como Pimenta Neves, que matou a Sandra Gomide friamente, está livre e solto, mesmo sido condenado. Por lembrar que só os advogados bem remunerados detém o monopólio do saber Direito, enquanto os Defensores Públicos mau pagos (ou não) acumulam mil processos em cada dedo da mão e muitas vezes nem sabem o que fazer em cada um.

Saindo de Brasília Teimosa, fiquei observando toda aquela gente, e misturada à raiva,à tristeza, e à compaixão que sentia naquele momento, vi um caminhão de gás passar e com a travessia, banhar um menininho de lama, diante da estreitura do beco pelo qual passava. O menino, que não devia ter mais de seis anos, banhado de água preta, olhou pra mim e disse: "é foda, né?" e começamos a rir. A felicidade nos cumprimentou e ficou ali em nós por um bom tempo, até nos desperdimos.

Segui meu caminho com um sorriso discreto no rosto e um bem mais largo na alma, tendo a certeza de que a gente decide o que permanece em nós. Me senti comemorando por eu estar viva sem ter de esperar o 22 de novembro atestar isso.

Lembrei da Alice no País das Maravilhas, que comemora, com o Chapeleiro Maluco, o seu desaniversário e ganha um bolo. Ele pede pra Alice calcular o número de desaniversários em um ano e sugere que mais valem 364 desaniversários que 01 aniversário só.

E aqui vou eu, comemorando mais 363 desaniversários e esperando que depois do dia 22, eu ainda tenha muitos desaniversários a comemorar.

9 comentários:

Avulso disse...

Sempre civilizada...
Vai ver o meu.

Felipe disse...

Bom, depois dos 25 a gente sempre felicita e diz: “ tá na hora de pintar o cabelo, hein?!” ( sem graça, né?)...rs

Felicidades, Vivianne. Te desejo muitos desaniversários.

Bjão.

Lucas Peixoto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Peixoto disse...

POis eh, acho que diariamente afelicidade nos sorri muitas vezes nos rostos de estranhos, no brilho do olhar que se troca ao atravessar uma rua. Só precisamos nos lembrar de não ignora-la qdo ela vier resgatar nosso humor, nosso dia!!
Beijo e Feliz aniversário!

Stella disse...

Vivianne, li alguns textos do seu blog e adorei!!! Parabéns viu!!! Bjosss

Luana Magalle disse...

Parabéns todo dia!

Thalita Sigler disse...

"é foda né?!"


")

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Vivianne disse...

Obrigada a todo mundo!!!

Desculpa não responder por aqui.

Bjos