quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Sou suspeita pra falar deste autor (Anselm Grün), já que ele fala de Deus de uma forma profunda e ao mesmo tempo cheia de leveza, mas quando li esse trecho, achei que devia postar aqui, por obrigação:

"O maior anseio do homem, hoje, é alcançar tranquilidade, não apenas exterior como também interior. Ele sofre com a intranquilidade de nossa época, com o barulho circundante, com a agitação que o empurra para a morte. Mas, em seu anseio por tranquilidade verdadeira, o ser humano sofre ao mesmo tempo de uma incapacidade de realmente se acalmar. Os poucos momentos que tem para se desligar de tudo não lhe dão tranquilidade, mas o confrontam com o ruído interior, com seus pensamentos, preocupações, medo, sentimentos de culpa e o pressentimento de que sua vida não corre do modo que sonhou um dia. E, dessa maneira, ele corre da calma nesses momentos desagradáveis e se entorpece de novo com o barulho que lhe aflui de todos os lados. Ele foge de novo para a atividade, para se esquivar de sua tão incômoda verdade.
Os pensamentos deste livro mostraram que o caminho para a verdadeira tranquilidade passa pela verdade própria, e é altamente exigente; um caminho que leva para longe de mim e minhas preocupações e desemboca em Deus. As palavras de Santo Agostinho sobre nosso coração que vive inquieto enquanto não repousar em Deus correspondem à nossa experiência mais profunda. Nós mesmos não podemos aplacar nossos medos, debilitar nossos sentimentos de culpa, não podemos fugir de nossa sombra. Precisamos da árvore em cuja sombra podemos descansar, sem nos amedrontarmos com nossa própria sombra. Precisamos de Deus, em cuja proteção nos sentimos salvos, em cujo amor podemos pressentir que somos incondicionalmente aceitos, que tudo pode ser em nós, até mesmo a intranquilidade, as preocupações e os temores dolorosos. Na proximidade de Deus pode cessar a fuga mortal de nós mesmos, porque diante de Deus tudo pode ser e podemos mostrar tudo o que está em nós. Podemos, então, nos sentar à sombra de sua árvore e encontrar a verdadeira tranquilidade pela qual tanto ansiamos."
****
do livro: "Tranquilidade do Coração - em harmonia consigo mesmo"- Anselm Grün
Ed. Loyola

4 comentários:

Luana Magalle disse...

Muito lindo e verdadeiro o texto!

Em busca dessa sã tranquilidade...espero encontrá-la, antes que a intranquilidade tome conta de mim.

Beijos

Luana Magalle disse...

Não acredito em coincidências...mas tem tudo a ver comigo, especialmente, nesses últimos dias...

Deus lhe abençoe!

PSICO_SINCRONICIDADE disse...

Vivi Fantástico a lembrança de postar esse texto inspirador, bjossss saudades

Ricardo Sena disse...

Foi um presente descobrir o seu blog, textos inteligentes e que nos ajudam a refletir...

Luz para Você!

[olhardabahia.blogspot.com]