segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cantinho da Disciplina!


Disciplina é um "trem" (como diria meu amigo "do Goiás", Sander) difícil de se ter. Pelo menos pra mim, que sou imediatista e me entedio fácil com tudo, é um castigo ter que acordar todo dia à mesma hora, sentar no mesmo lugar, abrir os mesmos livros, estudar as mesmas coisas e seguir as horas restantes fazendo tudo igual. Eu, diagnosticada uma vez como DDA (já leram os livros Mentes Inquietas?) tenho uma imensa dificuldade em me concentrar, em repetir, e em tudo que requeira de mim um tempo além do que eu acho necessário para realizar algo.

Estudar pra concurso, então, sempre foi pra mim uma tortura, porque requer uma paciência de Jó, uma sabedoria de Salomão, a sorte de Davi e claro, um milagre de Jesus. E neste último caso, não estou dizendo que passar é algo impossível, porque definitivamente,não é. Me refiro à milagre pois realmente acredito que Deus tem um plano para cada um de nós, e se fizermos tudo o que está ao nosso alcance, o resto é Ele quem faz.

Voltando à disciplina, eu só consigo estudar pra concurso por 3 meses. Se eu passar, ótimo, como já aconteceu, mas se eu não passar, preciso de folga.Preguiça? Pode ser, mas não a intelectual, já que todo dia necessito estudar alguma coisa, nem que seja biologia. Mas é que meu cérebro não suporta rotina. Isso sempre me causou algumas complicações (como por exemplo, eu ganhar bem menos que alguns colegas disciplinados com massa cinzenta bem menor que a minha),mas jamais pensei que toda essa história de não ter disciplina me levasse a pensar seriamente em mudar.

Não, não é por essa história de concurso, apesar de eu estar estudando todo dia ( toda vez que penso em como estou me portando, lembro do e-mail do procurador Wally, que me mandou ficar enclausurada pra passar. Eu bem que tento!), mas é por outro motivo que ando triste em ser indisciplinada: estou, definitivamente, acima (bem acima!) do meu peso.

Já tentei de tudo, mas a minha falta de disciplina parece um ímã a atrair novamente os quilos que consigo perder ao longo de uma infindável quinzena de regime. Não adianta: tem que fechar a boca todo dia. Nem fim-de-semana eu posso sair da linha. E confesso que isso me mata de angústia. Com a barriga que não desaparece sem disciplina,pensei em fazer uma lipo, como forma de mudar o corpo, sem ter que mudar meu comportamento.

Mas aí pensei: e se der errado? eu vou ter perdido mais tempo da minha vida (quem sabe uns 60 anos?) do que se eu perder agora (ficar uns 2 meses de dieta). Com esse raciocínio, eu tive que admitir que, para absolutamente tudo na vida, ter disciplina é ter responsabilidade consigo mesmo. Saber que não há vitória sem esforço (que frase clichê, me desculpem), que não há barriga chapada sem abdominal, nem contra-cheque alto sem livros pesados antes.

É nessas horas que eu gostaria que houvesse serviço militar obrigatório também para as mulheres, pra ver se, depois de ser recruta, eu ficava rica e magra... ;)

6 comentários:

Lucas Peixoto disse...

Displ... quem? Nõ conheço não. É mãe de alguma amiga tua? Depois me apresenta, parece ser uma pessoa interessante...

Mayara disse...

Parabéns querida!Texto perfeito!E estamos no mesmo dilema. Falta de disciplina!hahaha

Manuela Vilar disse...

Shuck, que engraçado, semana passada eu tava falando de você e de como você facilmente fica entediada com as coisas e o que em um dia é um objetivo ou desejo no outro já nem te inspira mais (hehehe)!!! E por te falado de vc resolvi olhar o teu blog que eu também não via a muito tempo...
Só espero que eu não esteja na lista dos colegas com menos QI, até pq o meu salário não é lá essas coisas (hehehe)! Também estou tentando voltar até disciplina (heheheh)! Beijos!

Luana Magalle disse...

Adorei o texto e concordo com serviço militar pra mulheres!

Sou mais do que suspeita para falar em disciplina, mas estou tentando, diariamente, vencer a mim msm!

A gente consegue!

Conta comigo!
Beijos

Everton disse...

Texto ótimo, magnífico!!!! Parabéns

Vivianne disse...

Que bom que o texto no singular virou plural! Ufa.